Relacionamento com o cliente: qual a importância da criação de vínculos reais?
Um bom relacionamento com clientes trará frutos excelentes para sua empresa. Aprenda como zelar por esses relacionamentos!
A forma como lidamos com vários problemas e clientes ao mesmo tempo pode nos tornar “automáticos” em alguns momentos, e a maneira como começamos a gerenciar nossas tarefas diárias acaba seguindo o mesmo tom.
Nossa dica é: cuidado!
É importante sempre prestar muita atenção a todas as suas comunicações com os clientes, pois isso fará com que eles sintam que você está genuinamente interessado em ajudá-los.
Ao telefone, seja sempre paciente e gentil. Educação e bom senso acima de tudo.
Na correspondência por e-mail, não se esqueça de incluir sua assinatura ou nome no final de cada carta. Não saber quem está falando conosco pode ser muito frustrante.
Afinal, ninguém quer aceitar os serviços de uma máquina ou de um funcionário anônimo que não pode ser contatado quando necessário.
E cuidado com as mensagens automáticas…
Use-os apenas quando necessário e justificado, como avisos de férias ou dias de ausência – inclua sempre os contactos e nomes de pessoas a quem pode recorrer em caso de emergência.
Clientes com nomes complicados também devem ter atenção especial.
Existe algo mais irritante do que errar o nome de um cliente? Ele definitivamente vai se sentir desconfortável.
Para evitar que isso aconteça, verifique sua ortografia várias vezes antes de escrever qualquer comunicação.
Torne-se um Praticante Especialista na Arte de Dizer Não
Sim, a negação é uma arte. Pelo menos, no mundo dos negócios.
Ainda mais quando você tem um bom relacionamento com seus clientes.
Não diga apenas “não” quando perguntado sobre um serviço que você não oferece ou um produto que não tem em estoque.
Nesse caso, é necessário aprender a processar palavras e explicar ao cliente porque esse produto ou serviço não está incluído em sua lista de ofertas e explicar outros produtos ou serviços.
Se você quiser tê-lo o mais rápido possível, explique-o também.
As conversas são importantes para criar uma maior afinidade entre você e seus clientes, criando um maior nível de confiança.
A forma como você os trata e presta atenção às suas necessidades os conquistará e os manterá escolhendo você como fornecedor por mais tempo, estabelecendo as bases para uma relação comercial de longo prazo.
Ao lembrar seus clientes sobre o que você oferece, você reforçará seu serviço e como poderá atendê-los, se eles estiverem interessados, é claro.
Concentre toda a sua atenção na qualidade do atendimento e na construção de relacionamentos de longo prazo
Você pode sim ter alguns clientes entrando e saindo do seu negócio, mas, com certeza, nada vai te trazer melhores resultados do que aqueles clientes que sempre voltam.
Geralmente são eles que oferecem os melhores retornos para qualquer negócio.
Porém, para construir esse tipo de relacionamento, é preciso investir na qualidade do seu atendimento.
Desde observar se o seu site contém as informações necessárias para que os clientes possam entrar em contato com você de maneira fácil quando precisarem, até se os produtos que você oferece são realmente relevantes para eles.
Perceber que um vendedor está tentando forçá-lo a comprar determinados serviços ou produtos pode ser decepcionante.
Para evitar isso, coloque-se no lugar do seu cliente e de suas necessidades, e veja se o que você oferece realmente faz sentido, ao invés de pensar apenas na soma dos resultados no final do mês.
Tal atitude pode garantir clientes de longo prazo.
Caso contrário, ele pode nunca mais querer bater à sua porta.
Trate cada cliente como se fosse único, porque ele é!
Uma das regras de ouro do bom relacionamento com o cliente é ouvi-lo com muita atenção e tratar cada um como único.
As necessidades de todos são diferentes de qualquer outra pessoa que você conhece.
Se você conseguir perceber essa sutileza, pode ter certeza de que se destacou da concorrência.
A propósito, essa é uma ótima dica para manter o seu dia de trabalho sempre empolgante.
Veja novos desafios para cada conta ou cliente, você terá diferentes desafios a qualquer hora do dia.
Portanto, cuidado para não presumir que o atendimento é tudo igual, só muda a clientela. Personalização, atendimento personalizado em primeiro lugar.
Remova o jargão técnico do seu vocabulário e aprenda a se comunicar com clareza
Nós nos acostumamos tanto com nosso setor que é comum eliminar todos os jargões e jargões técnicos ao falar com pessoas de fora do setor.
Antes que percebamos, dizemos uma palavra a quem devemos dar toda a nossa atenção: o próprio cliente.
Na hora de atender, é importante ter em mente o escopo do negócio do cliente, saber quais palavras escolher e fazer as devidas explicações sobre o porquê de uma estratégia ser melhor do que aquela.
Tenha certeza de que você fala claramente e que você e o cliente falam a “mesma língua” para evitar transtornos no futuro.
Nada cria mal-entendidos e alegações de inadequação mais tarde como uma conversa truncada.
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