O impacto do TikTok Shop para vendas online
Um aplicativo chinês focado principalmente no mundo da música mudou de nome em 2018 e começou a ameaçar o gigante da mídia social.
O TikTok terá mais de 1 bilhão de usuários até 2022, e isso será um importante diferencial.
Considerada uma das redes sociais mais democráticas da atualidade, rapidamente começou a chamar a atenção das empresas. Como resultado, o TikTok foi nomeado a melhor plataforma digital para os profissionais de marketing investirem em 2022.
Porém, além da possibilidade de divulgar sua marca, as redes sociais também oferecem integrações com as melhores plataformas de e-commerce do mercado, dando ao seu negócio virtual um canal de vendas a mais para aumentar as conversões.
Este artigo explica o que são as lojas TikTok e como elas afetarão as vendas digitais no Brasil em 2023.
O que é uma loja TikTok?
Benefícios de comprar no TikTok
Como vender no TikTok For Business?
Tendências de negócios do TikTok para 2023
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O que é uma loja TikTok?
Com o TikTok Shop, as lojas online podem integrar sua infraestrutura com APIs abertas e vender produtos em todo o ecossistema da plataforma, incluindo TikTok Shopping Ads, aumentando significativamente seu alcance e vendas.
O recurso está disponível atualmente em alguns mercados como Reino Unido e Indonésia, mas segundo o Neofeed, o TikTok teve que implementar toda a sua estrutura de e-commerce no Brasil. Segundo Statista, o país perde apenas para a China em termos de número de usuários da plataforma.
Os dados de marketing mostram que o slogan da TikTok Shop “entretenimento encontra negócios” diz tudo, com mais de 37% dos usuários dizendo que desejam comprar no TikTok por motivos de entretenimento.
Para os usuários, o TikTok é uma maneira fácil e divertida de passar o tempo, então eles tendem a se divertir e fazer compras por impulso.
Como os usuários podem percorrer rapidamente uma quantidade ilimitada de conteúdo (sem ter que se concentrar em uma página específica), fazer um vídeo divertido pode ajudar sua empresa a se destacar e tornar suas ofertas mais atraentes.
Mas essa não é a única vantagem de comprar no TikTok. Veja abaixo.
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Benefícios de comprar no TikTok
- Personalização
Personalização, comunidade e sensação de pertencimento são outras características do TikTok. É por isso que 21% dos usuários sentem que os produtos e conteúdos são feitos para eles ou relevantes para seus interesses.
A plataforma oferece uma experiência de usuário altamente personalizada, fornecendo a cada usuário algoritmos de curadoria de conteúdo para mostrar exatamente o que eles desejam assistir. Isso permite que as empresas ofereçam facilmente produtos e conteúdos relevantes para seu público-alvo.
Por isso, apostar em um nicho é uma das estratégias mais recomendadas para usar o TikTok no e-commerce, pois pode-se sentir a necessidade de comprar o produto para obter o mesmo resultado.
As empresas também podem participar de grupos relacionados ao seu nicho. Graças ao BookTok, uma comunidade de leitores, bibliotecários e autores, a indústria de livros estabelecerá recordes de vendas em 2021 e, em 2023, as comunidades de livros de culinária e beleza estão prontas para fazer o mesmo.
- felicidade
Democracia à parte, o TikTok é uma rede social feliz sem o estigma glorificado de outras redes sociais. Como resultado, 20% dos usuários fizeram uma compra na plataforma. Isso porque nossos produtos e conteúdos tornam o seu dia melhor.
Por exemplo, é uma ótima opção para as marcas de beleza usarem a plataforma para criar uma conexão emocional com os consumidores e conquistar a empatia de seu público. Aumentar as vendas. Mas a espontaneidade é a chave!
Com todas essas vantagens, você deve estar se perguntando: mas já é possível vender pelo TikTok no Brasil? A resposta é sim. Mesmo que você não tenha uma loja TikTok, pode usar o TikTok for Business para vender e promover os produtos de sua marca.
Como vender no TikTok For Business?
Em março de 2022, o TikTok oferecerá integrações com as plataformas Kyte, Loja Integrada, PrestaShop, Shopify, Tray e VTEX para facilitar as vendas online por meio do app.
Isso permite que as lojas virtuais integrem seus catálogos de produtos diretamente na plataforma por meio de contas corporativas e incluam esses produtos em seu conteúdo orgânico.
Até 2023, os links de produtos estarão disponíveis para compra no TikTok, permitindo que as marcas apresentem um ou mais itens em conteúdo orgânico e direcionem os usuários para páginas de produtos de comércio eletrônico, como tags de produtos no Instagram.
Por fim, as lojas online podem usar o Live Commerce para conectar comunidades de usuários em tempo real, transmitindo conteúdo ao vivo e compartilhando links dinâmicos para produtos e serviços.
Mas tudo isso só funciona se você souber prender a atenção dos usuários da plataforma que recebem milhares de conteúdos por segundo.
Como atrair clientes no TikTok Shop?