Novidade: TikTok Pay
TikTok Pay é um serviço de pagamento integrado ao aplicativo de mídia social TikTok. Ele permite que os usuários façam pagamentos diretamente pelo app, sem a necessidade de sair dele para usar outro serviço de pagamento.
O TikTok Pay foi lançado na China em novembro de 2020 e está atualmente disponível apenas para usuários da plataforma naquele país. Ele é compatível com cartões de crédito e débito, bem como com outros métodos de pagamento, como Alipay e WeChat Pay.
O TikTok Pay é amplamente visto como uma tentativa da empresa de se expandir além do seu core business de mídia social e entrar no mercado de pagamentos móveis. Isso pode ser visto como uma estratégia para competir com outras empresas de tecnologia, como a Apple e a Google, que também têm serviços de pagamento integrados em seus aplicativos.
O TikTok Pay também pode ser uma tentativa da empresa de se afastar da dependência de terceiros para processar pagamentos. Isso pode ser vantajoso para a empresa, pois lhe permitiria ter um controle maior sobre o processo de pagamento e potencialmente gerar mais receita.
No entanto, o TikTok Pay também enfrenta alguns desafios. A empresa já enfrentou controvérsias em relação à privacidade e à segurança de dados, e adicionar um serviço de pagamento pode aumentar ainda mais essas preocupações. Além disso, o mercado de pagamentos móveis já é altamente competitivo, com muitas empresas já estabelecidas nesse setor. Isso pode tornar difícil para o TikTok Pay ganhar uma fatia significativa desse mercado.
No geral, o TikTok Pay é visto como uma tentativa ambiciosa da empresa de expandir seus negócios além do seu core business de mídia social. No entanto, ele enfrenta alguns desafios em relação à privacidade e à segurança de dados, bem como em um mercado altamente competitivo.
Benefícios do TikTok Pay
O TikTok Pay oferece comodidade para os usuários?
O TikTok se estabeleceu como uma plataforma líder de entretenimento e expressão criativa, mas também se tornou um local conveniente para os usuários ganharem dinheiro. A introdução do TikTok Rewards [1] em 2019 permitiu que os usuários ganhassem moeda virtual – que posteriormente pode ser convertida em dólares – convidando seus amigos para ingressar na plataforma [1]. O TikTok também oferece um local de compras no aplicativo por meio do recurso TikTok Shopping [3], permitindo que os usuários comprem produtos sem sair do aplicativo [3]. Com isso, os clientes podem desfrutar da comodidade de fazer compras dentro do mesmo aplicativo que utilizam para entretenimento [3]. Além disso, assim como qualquer plataforma de comércio eletrônico, a TikTok Shop facilita o envio no momento do check-out dos produtos pelo cliente [3]. Com sua popularidade crescente, o TikTok também introduziu uma ferramenta para agilizar o marketing de influenciadores [2], além de uma plataforma de matchmaking para marcas e criadores [2], oferecendo assim aos usuários mais oportunidades de ganhar dinheiro. Todas essas características demonstram que o TikTok Pay oferece comodidade aos seus usuários.
O TikTok Pay é seguro e confiável?
Com a ascensão meteórica do TikTok, muitos se perguntam como podem transformar sua fama recém-descoberta em um empreendimento lucrativo. Embora a empresa tenha sido notavelmente discreta sobre como eles pagam seus usuários, existem alguns princípios gerais que podem ser obtidos a partir de relatórios de usuários. Primeiro, os pagamentos são baseados em fatores como visualizações, engajamento e desempenho específico da região [4]. Além disso, a regra popular de “2-4 centavos” é baseada em boatos de usuários [4], mas não há evidências concretas para apoiar essa afirmação. Além disso, seu contrato de usuário mantém os pagamentos confidenciais [4], dificultando a obtenção de uma imagem precisa da estrutura de pagamento. Apesar desse manto de sigilo, ainda é possível ganhar dinheiro na plataforma [7], pois muitos influenciadores já o fizeram enviando posts e vídeos [6]. Além disso, a plataforma é segura e protegida, pois não há recursos maliciosos [5] e os usuários podem ter certeza de que suas transações são seguras [7]. Resumindo, embora a estrutura de pagamento do TikTok seja um tanto misteriosa, ainda é possível ganhar dinheiro na plataforma se alguém estiver disposto a trabalhar [6].
O TikTok Pay é fácil de usar?
O TikTok Pay é uma maneira fácil e conveniente de pagar suas compras. Com o simples clique de um botão, você pode transferir fundos instantaneamente para qualquer destinatário. Também é simples de configurar e usar, não exigindo conta bancária ou informações de cartão de crédito. Todas as transações são seguras e criptografadas, dando tranquilidade aos usuários ao fazer pagamentos. Além disso, a interface é intuitiva, com recursos como links de pagamento rápido e formulários de preenchimento automático que tornam o processo ainda mais simples. O aplicativo também fornece aos usuários históricos detalhados de transações e resumos de gastos, permitindo que você rastreie e gerencie facilmente suas finanças. Com seu design amigável e métodos de pagamento seguros, o TikTok Pay é uma solução de pagamento ideal para quem procura uma maneira fácil e segura de pagar.
Impacto potencial do TikTok Pay
Como o uso do TikTok Pay afeta o engajamento do usuário?
O TikTok Pay é uma das formas mais populares de os usuários ganharem dinheiro na plataforma. [7] Embora possa parecer estranho a princípio que os usuários estejam ganhando dinheiro com esse aplicativo, o TikTok Pay é uma forma legítima de ganhar dinheiro [7]. É uma maneira eficaz de aumentar o engajamento do usuário [10], pois os usuários que criarem e compartilharem vídeos com músicas licenciadas e postarem vídeos com determinados fatores serão recompensados [7]. Além disso, a taxa de engajamento de um vídeo é um fator importante para o TikTok considerar ao recompensar os usuários, pois é uma porcentagem que mostra quantas pessoas interagem com um vídeo em comparação com o número de pessoas que o assistem [9]. Isso significa que o TikTok pagará mais aos usuários se seus vídeos tiverem uma alta taxa de engajamento [9]. Por fim, o uso do TikTok Pay afeta o envolvimento do usuário, pois fornece aos usuários uma maneira de continuar usando o aplicativo e se tornarem usuários fiéis [11]. Embora não esteja claro qual é a fórmula exata para determinar os pagamentos, já que page views e engajamento determinam a remuneração [8], é certo que isso levará a um aumento no engajamento do usuário.
O uso do TikTok Pay facilita o comércio?
Como a principal plataforma de mídia social, o TikTok se tornou um poderoso destino de comércio social, onde os usuários podem descobrir novas oportunidades de compra [13]. Com a introdução do TikTok Pay, os usuários agora podem concluir suas transações com rapidez e segurança no aplicativo [13], facilitando a conclusão de suas compras. Além disso, o aplicativo também permite gorjetas [14], o que pode facilitar ainda mais o comércio. Para as empresas, o TikTok pode fornecer um impulso muito necessário para sua estratégia de negócios [12]. A plataforma social e o algoritmo de descoberta do TikTok permitem que seu conteúdo seja visualizado por usuários que provavelmente se envolverão [12], o que significa que você não precisa trabalhar tanto para ser visto quanto em outras plataformas [12]. Tudo o que você precisa fazer é se concentrar na criação de conteúdo cativante, viral e envolvente [12]. Além disso, o TikTok não precisa pagar taxas de licenciamento para gravadoras como a Sony Music Entertainment [14], o que deve atrair mais usuários [14], já que a plataforma lucra com o upload de mais músicas e conteúdos. Para gerar receita, o TikTok cobra uma comissão baseada em porcentagem para cada venda bem-sucedida [14], que varia dependendo do país em que o vendedor está localizado.
O uso do pagamento do TikTok aumenta a privacidade do usuário?
Não é segredo que o uso do TikTok paga os usuários pela criação de conteúdo, mas também aumenta a privacidade do usuário? Quando o aplicativo surgiu pela primeira vez em 2016, havia preocupações sobre como ele coletava e compartilhava os dados do usuário [16], especialmente considerando o fato de que os adolescentes constituem uma grande parte de sua base de usuários [16]. Para resolver isso, o aplicativo não identifica exclusivamente os indivíduos por meio da biometria [15] e, em vez disso, coleta uma ampla gama de dados dos padrões de pressionamento de teclas dos usuários, informações biométricas e muito mais [15]. Esses dados são usados para fins antifraude e spam [15], bem como para localizar pessoas automaticamente por meio de efeitos por meio dos recursos de edição do TikTok [15]. Embora o uso do TikTok pague aos usuários por fazer postagens relevantes, educativas, respeitosas, únicas e criativas, também paga aos usuários por deixarem a plataforma rapidamente após a postagem [16], mantendo seu conteúdo privado e seguro [16] e evitando a violação de direitos autorais [16]. Além disso, ele paga aos usuários por fazer postagens envolventes, úteis, oportunas e relevantes, bem como por fazer postagens bem escritas e gramaticalmente corretas [16]. Apesar dessas medidas, os usuários também devem estar cientes de que concordam automaticamente com a política de privacidade do aplicativo ao usar o TikTok [16] e que o aplicativo pode coletar todos os tipos de informações sobre seus usuários sem dar a eles a chance de optar por não participar [ 16]. Para proteger a privacidade do usuário, o TikTok paga aos funcionários para garantir que todos os dados sejam mantidos em sigilo [4] e que a regra de 2 a 4 centavos seja baseada em boatos dos usuários [4]. Além disso, o aplicativo é criticado por uma atualização em sua política de privacidade que dá aos funcionários chineses acesso aos dados dos usuários europeus [16], e os críticos expressam preocupação com as implicações disso [16]. Para proteger a privacidade do usuário, é importante lembrar que o TikTok coleta dados em uma escala muito maior do que outras plataformas de mídia social [16] e que suas origens tornam plausível que o governo chinês tenha informações sobre todos os dados coletados [16 ]. Ao usar o pagamento do TikTok para proteger a privacidade do usuário, o aplicativo pode melhorar o moral e a produtividade dos funcionários e garantir que todos os dados sejam mantidos em sigilo. Além disso, o aplicativo permite que os usuários entreguem todos os seus dados para partes comerciais e governamentais [16]. Por fim, usar o TikTok paga para aumentar a privacidade do usuário é um passo na direção certa, mas é importante lembrar que nem todos os usuários têm boas intenções [16] e que o bullying e o assédio online são possíveis perigos que podem ocorrer quando usuários jovens usam o aplicativo [16].
Desafios da implementação do TikTok Pay
Quais são os desafios regulatórios da implementação do TikTok Pay?
A implementação do TikTok Pay apresenta vários desafios regulatórios. Como plataforma de pagamento, ela deve aderir aos mesmos padrões de conformidade de seu aplicativo nativo [17]. Isso inclui seguir os regulamentos e leis locais, bem como os próprios padrões da empresa. Por exemplo, o TikTok mantém seus anunciantes em um alto padrão e cada anúncio é revisado para determinar se está em conformidade com as políticas de criação de anúncios da empresa e os regulamentos locais [17]. Além disso, há uma variedade de métodos de pagamento e moedas a serem levados em consideração ao implementar a plataforma. Para garantir que a plataforma seja segura e compatível, é essencial que a empresa trabalhe em estreita colaboração com instituições financeiras e órgãos reguladores locais. Além disso, a empresa também deve garantir a conformidade com os regulamentos de combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo. Por fim, a empresa deve garantir que possui medidas adequadas de segurança cibernética para proteger os dados do usuário. Todos esses desafios regulatórios devem ser enfrentados para que o TikTok Pay seja implementado com sucesso.
Como a fraude e o roubo de dados podem ser evitados com o uso do TikTok Pay?
TikTok Pay é uma solução de pagamento cada vez mais popular que permite aos usuários fazer compras dentro do aplicativo. No entanto, sua popularidade também atraiu cibercriminosos que buscam tirar proveito de usuários desavisados [16]. Por exemplo, os agentes de ameaças usam técnicas de engenharia social para fraudar os usuários com seu dinheiro e credenciais [20]. Para proteger os usuários de tais riscos, o TikTok Pay fornece uma série de medidas de segurança, como um número de telefone verificado associado à conta [18], bem como medidas de proteção de dados que protegem os usuários de terceiros.acesso das partes às suas informações financeiras [18]. Além disso, os usuários podem tomar medidas para se proteger contra fraudes e roubo de dados, como monitorar a atividade de sua conta bancária e extratos de cartão de crédito para transações suspeitas [18], usar o aplicativo para fazer todas as compras no aplicativo [18] e relatar qualquer suspeita de fraude à empresa [18]. Apesar dessas medidas, os usuários ainda devem estar cientes dos riscos representados pelos cibercriminosos, como roubo de identidade [16], spam [19], golpes [18], malware [18] e coleta de dados [20], e tomar medidas para atenuar os danos se eles se tornarem alvo de um golpista [18]. Ao conhecer esses riscos e tomar as medidas adequadas para se proteger, os usuários podem usar o TikTok Pay com segurança [20].
Quais são os desafios associados às transações internacionais através desta plataforma?
O sucesso sem precedentes do aplicativo da ByteDance, TikTok, apresentou um conjunto único de desafios para sua equipe de tesouraria. O grande volume de transações internacionais, combinado com a incerteza e repressão das empresas de tecnologia em casa, tornou cada vez mais difícil gerenciar os pagamentos [23][21]. Isso foi ainda mais exacerbado pela aposentadoria do fundador da ByteDance, Sr. Zhang, e a subsequente redução de sua avaliação pela Tiger Global [21]. Como resultado, quaisquer planos de oferta pública inicial foram suspensos [21]. Aumentando ainda mais o desafio está o policiamento mais rigoroso do conteúdo online pelo governo chinês, que está ameaçando a transmissão ao vivo e o comércio e a publicidade associados a ela [21]. Apesar dos desafios, é claro que o sucesso global do TikTok provou que os usuários irão abraçar novas plataformas quando disponibilizadas para eles, independentemente de suas origens geográficas [22]. Isso criou um potencial de aumento da concorrência, levando a uma diluição do poder concentrado no mercado internacional de plataformas [22]. Como tal, existem implicações geopolíticas significativas para a controvérsia do TikTok [22], e houve muitas iniciativas regulatórias globais desde 2016 [22]. No entanto, a fim de abordar eficazmente os problemas criados pela concentração do mercado na economia digital, qualquer empreendimento regulatório global coordenado deve enfrentar a força compensatória do nacionalismo digital [22].

Relacionamento com o cliente: qual a importância da criação de vínculos reais?