maiores tendências da Transformação Digital que a sua empresa precisa se atentar
A Transformação Digital é um assunto cada vez mais recorrente entre empresas do mundo todo, e com bons motivos.
Maior segurança nas transações
Uma das principais preocupações dos tomadores de decisão responsáveis pela implementação da transformação digital em suas empresas é a segurança.
É claro que ninguém quer arriscar anos – ou mesmo décadas – de reputação e consolidação no mercado apostando em uma solução estritamente digital sem ter certeza de que é seguro fazê-lo.
Felizmente, a crescente demanda por serviços digitais vem acompanhada de mecanismos de segurança cada vez mais robustos, mesmo quando se trata de dados estritamente confidenciais.
Isso inclui o uso de criptomoedas como Bitcoin, certificados SSL para sites e muitas outras soluções.
- Interação multicanal com os clientes
Já mencionei aqui como o conteúdo é importante para os clientes e eles esperam que as informações estejam facilmente acessíveis a qualquer momento. O mesmo se aplica ao seu envolvimento com as marcas.
Seja solicitando uma cotação ou enviando uma solicitação de suporte após a compra de um produto, os clientes esperam um atendimento rápido e fácil.
Isto é suportado diretamente através do multicanal, ou seja, disponibilizando múltiplas opções de contacto ao público para que este possa escolher o que mais lhe agrada.
É aí que entra o chamado SAC 2.0, que precisa ser usado em conjunto com um bom CRM para garantir a manutenção do histórico de atendimento, independentemente do canal utilizado.
- Inteligência Artificial
Se você acha que inteligência artificial é algo saído de filmes, ou uma solução reservada apenas para grandes corporações, pense novamente.
A IA nunca foi tão acessível quanto hoje e provou ser um excelente ativo comercial.
Ferramentas como chatbots que fornecem atendimento inicial ao cliente automatizado são exemplos simples desse utilitário.
Além disso, existem ferramentas baseadas em IA que ajudam na precificação de produtos, comunicação remota e muitas outras tarefas.
Chatbots e Marketing
- O poder do trabalho remoto
No passado, as relações industriais se resumiam a funcionários trabalhando um determinado número de horas na empresa e marcando ponto para ir para casa.
Mas com o tempo, essa estrutura tornou-se cada vez mais difícil de manter. Os desafios logísticos envolvidos exigiam inovação e o trabalho remoto começou a ganhar força.
É cada vez mais comum profissionais trabalharem para uma mesma empresa, mas espalhados pelo país — ou até mesmo pelo mundo.
Além de não afetar o faturamento, o trabalho remoto também contribui para uma melhor qualidade de vida e facilita que as empresas encontrem os melhores profissionais, não apenas os que estão nos melhores cargos.
- Anúncios mais inteligentes
A publicidade na Internet já foi considerada a única solução de marketing e, depois de um tempo, parecia um crime falar sobre isso.
Com o avanço da transformação digital, a tecnologia e os métodos de trabalho da publicidade melhoraram muito.
Agora é possível investir nessa forma de publicidade mantendo a relevância e proporcionando uma ótima experiência aos clientes.
Redes sociais como Facebook e Instagram oferecem opções extremamente econômicas, são altamente segmentadas e, quando bem utilizadas, certamente trarão resultados positivos.
- Novos modelos de negócios e spin-offs
Dadas todas as mudanças que consideramos até agora, fica claro que o mercado digital está evoluindo e se adaptando a cada minuto. Mais uma vez, deve ser lembrado que esta é uma oportunidade.
À medida que as necessidades do público mudam, novas lacunas de mercado surgem para lançar produtos derivados e, em alguns casos, redefinir segmentos de mercado inteiros.
Por exemplo, veja os esforços dos bancos tradicionais para competir com as fintechs, ou o fato de que os aplicativos de táxi não são mais apenas para taxistas devido ao efeito Uber.
Na Rock, percebemos que além do marketing de conteúdo, o próprio conhecimento é um subproduto muito valioso, por isso criamos a Rock Content University.
Observar o comportamento do cliente e gerar novos fluxos de receita é uma das tendências mais interessantes da transformação digital.
- Cooperação intersetorial
A colaboração entre departamentos, como o Vendarketing, que aqui destacamos, é também um dos pontos chave onde funciona a transformação digital numa empresa.
É impossível alcançar resultados verdadeiramente expressivos, ou mesmo dizer que a transformação está completa, se uma região opera sem saber nada sobre como a outra opera.
A clareza e a transparência que acompanham a colaboração holística podem ter um grande impacto nas recompensas que você obtém posteriormente, tanto em termos de vendas e lucros quanto na satisfação e motivação dos funcionários.
Essas tendências de transformação digital deixam bem claro que a tecnologia é apenas uma ferramenta, pois mesmo as maiores mudanças precisam acontecer na cultura da empresa.
Essa importante mudança só é possível a partir de uma nova forma de pensar e planejar os negócios.