Bahia e líder de LALIGA, Atlético de Madrid e ‘ex-clube fantasma’ e mais: os clubes que têm o mesmo dono.
Imagine o seu clube favorito tendo o mesmo dono de um antigo time fantasma da segunda divisão do México. Ou de um time desconhecido da Bélgica. Ou mesmo um tradicional time alemão rebaixado. Então é. Esta é uma realidade cada vez mais comum no futebol mundial.
Esse fenômeno é chamado de propriedade multiclube, termo em inglês que significa multipropriedade de clubes, e tem sido tendência com a expansão de conglomerados multinacionais que adquirem clubes de futebol ao redor do mundo.
O Nice, líder do Campeonato Francês e que entra em campo nesta sexta-feira (10), às 17h (horário de Brasília), para enfrentar o Montpellier com transmissão da ESPN no Star+, por exemplo, é da empresa INEOS, que tem Sir Jim Ratcliffe como CEO e pretende adquirir parte do Manchester United. Líder baiano e LALIGA Exemplo mais conhecido, o City Football Group possui um verdadeiro império com 11 times em seu repertório.
O conglomerado, que tem o Abu Dhabi United Group, empresa de investimentos do xeque Mansour bin Zayed Al Nahyan, como acionista majoritário desde 2013, é dono da Bahia e também do Girona, líder da LALIGA. Com valor estimado em 4,8 bilhões de dólares (R$ 26 bilhões), o City Football Group, além do Manchester City, time mais conhecido e poderoso, também é dono de New York City (Estados Unidos), Melbourne City (Austrália), Mumbai City FC (Índia), Lommel SK (Bélgica), ESTAC Troyes, (França), Montevideo City Torque (Uruguai) e tem participações em Yokohama F. Marinos, do Japão, Sichuan Jiuniu, da China, e parceria com Bolívar, da Bolívia.
Que tal, Comprar a Camisa Do Bahia Azul – Third ? Confira a Loja Soccer Scorpion.