Como acompanhar as conversões offline de anúncios do Google
As conversões off-line acontecem quando os conteúdos criados no digital direcionam os consumidores a eventos fora desse ambiente, colaborando de forma ativa para o fechamento da venda, especialmente de serviços.
Nas operações comerciais, a taxa de conversão é uma métrica essencial.
Ele mede a porcentagem de indivíduos que concluem ações direcionadas e passam por um estágio específico do funil de vendas. Ou seja, é uma avaliação do sucesso do anúncio e se ele realmente consegue captar a atenção do seu público-alvo fazendo com que ele preencha um formulário, assine uma newsletter ou faça uma compra.
Esse índice pode ser aumentado de várias formas e depende da classe de empresas envolvidas. Porém, para atingir esse objetivo, é de extrema importância que os profissionais responsáveis pelo contato com potenciais clientes entendam as campanhas de marketing e demais conteúdos veiculados por meio de anúncios e propagandas.
Dessa forma, as pessoas podem utilizar essas informações com o objetivo de despertar gatilhos psicológicos e comportamento de compra durante o atendimento. Além disso, esses dados ajudam a esclarecer dúvidas que os consumidores possam ter sobre os anúncios aos quais foram expostos.
Portanto, a prontidão da equipe e a consistência das condições oferecidas têm um impacto completamente diferente na decisão do público de adquirir o produto ou serviço relevante.
A diferença entre conversão off-line e conversão on-line
A principal diferença entre a conversão offline e a conversão online é que, no primeiro caso, as operações comerciais acontecem em canais de atendimento não automatizados, portanto não é possível registrar vendas na plataforma sem um profissional responsável por inserir os dados manualmente.
As conversões online, por outro lado, são conversões que acontecem em um ambiente digital, por exemplo, sem que o cliente precise se deslocar até uma loja física. No entanto, campanhas de marketing on-line podem ser realizadas para direcionar o público para consultas presenciais ou por telefone.
Perceba que mesmo que uma venda seja feita offline, ela é resultado do marketing digital, então um clique humano pode ser vinculado a uma compra. Isso possibilita identificá-los no funil de vendas e esclarecer quais estratégias de marketing são mais eficazes.
Como funcionam as conversões off-line do Google
É muito comum que clientes em potencial usem um anúncio após uma pesquisa apenas para obter um número de telefone comercial, marcar uma reunião ou simplesmente encontrar um endereço e fazer uma visita para conhecer a empresa.
É assim que as conversões off-line acontecem: os anúncios são projetados para ampliar as oportunidades de vendas que ocorrem off-line.
Após a operação comercial, o Google Ads também pode importar dados off-line. Isso permite correlacionar contatos e aquisições feitas por clientes com cliques capturados e armazenados pelo GClid.
De posse desses dados, ainda é possível detectar qual tipo de estratégia de marketing está gerando maior engajamento e cumprindo sua missão de converter públicos-alvo em consumidores.
beneficiar
Antes de revelar as vantagens das conversões off-line, é importante ressaltar que, dependendo da natureza do seu negócio, a falha em contabilizar adequadamente o sucesso de suas estratégias de marketing em relação à aquisição off-line pode resultar na perda de muitas conversões.
Afinal, a ramificação de determinados negócios possibilita que grande parte das vendas ocorra offline, como é o caso da prestação de serviços, por exemplo. Nesse caso, é imprescindível acompanhar e correlacionar corretamente cliques em anúncios com eventos no ambiente offline para disparar conversões.
Tais preocupações podem afetar o sucesso do desempenho de vendas futuras, pois tendem a se multiplicar.
Os principais benefícios da conversão offline são:
melhor controle sobre as taxas de conversão;
Preparar a equipa para a transição física;
Possibilidade de utilização de serviços para informação publicitária;
Não apenas a conversão off-line de vendas;
Obtenha mais controle sobre seus gastos com marketing digital.
Essas vantagens trazem grande diferenciação aos lojistas, vão melhorar em vários aspectos, e vão obter dados que podem deixar mais clara a imagem do público-alvo.
Assim, ao entender melhor o público, as chances de fazer ofertas que atendam às suas necessidades são multiplicadas e as conversões facilitadas.
tipo de conversão
Até o momento, pudemos observar conversões off-line com foco em operações comerciais. Porém, nem sempre envolvem a aquisição de um produto ou serviço, pois o marketing digital considera a decisão do usuário de realizar uma ação sugerida pelo conteúdo como uma conversão.